terça-feira, 6 de abril de 2010

Prefeito de Sarandi Propõe a criação de um observatório municipal!

O Prefeito municipal convocou uma reunião com algumas lideranças da sociedade no intuito de organizar e criar um Observatório Social em Sarandi, que irá acompanhar todos os andamentos da máquina pública do município.

Diferentemente de outras iniciativas, o OSB (Observatório Social do Brasil) não prega somente o combate à corrupção, pois entende que o caminho para minimizar os desvios dos recursos públicos passa por avaliar e monitorar o sistema de compras das prefeituras e câmaras de vereadores, atuando ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos.
Os idealizadores do observatório entendem que por meio da mudança nos processos administrativos, da capacitação dos servidores públicos e dos Conselhos Municipais e da gestão eficiente das compras, talentos humanos e recursos materiais é possível fazer mais com menos, gerar indicadores positivos e desaguar em uma conseqüente gestão profissionalizada e transparente.

A visão da sustentabilidade da administração pública deve nortear as ações de todos os gestores e para isto devemos provocar constantes alterações nas práticas atuais, principalmente, nos quesitos gestão de compras, controle de estoques, administração de frotas, gerenciamento de processos, produtividade de equipes e a mensuração dos resultados através da elaboração de indicadores regionais.

Em Sarandi a idéia da criação partiu do governo municipal, que segundo o representante do instituto raramente acontece, pois os gestores públicos geralmente temem todo e qualquer tipo de fiscalização. “É louvável a atitude do prefeito municipal, buscando transparência em sua administração, consciente de que a sociedade pode ajudá-lo a caminhar corretamente”. - Disse o representante, salientando que o observatório terá a participação de toda sociedade organizada, sem alienação ao poder público.

Em sua fala o prefeito ressaltou que está tomando todo cuidado com liberações de pagamentos, além de exigir que apresentem produtos adquiridos, tudo para que não haja nenhuma irregularidade. “Preciso da sociedade organizada governando ao meu lado, pois só assim torna-se mais fácil alcançar a total transparência que busco no governo municipal”. - Disse o Prefeito.

Ao fim da reunião foi definida a organização de uma grande palestra com a presença de toda sociedade interessada, e para isso foi tirada uma comissão entre os presentes, que irá conduzir todos os encaminhamentos necessários. 

Fonte. Geraldo Irineu

Nenhum comentário: